Primeira imagem de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas

 A primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia foi publicada pelo Event Horizon Telescope (EHT). Ele vem da mesma equipe de mais de 300 cientistas internacionais que produziram a primeira imagem de um buraco negro em outra galáxia em 2019.

Imagem do Buraco Negro Sagitário A*

A dramática nova imagem do que os astrônomos chamam de Sagitário A* (pronuncia-se “Sagitário A-Estrela”) foi revelada hoje em uma conferência de imprensa na sede do Observatório Europeu do Sul (ESO), bem como em uma série de eventos simultâneos em todo o mundo após 10 dias de rumores e conjecturas sobre o que exatamente seria anunciado.

Tirada usando uma rede de 11 telescópios em todo o mundo para produzir um telescópio do “tamanho da Terra”, a imagem na verdade não mostra o buraco preto em si, mas a sombra do horizonte de eventos em torno de Sagitário A*.

Com esta imagem, o EHT completou o que se propôs a fazer em 2015. Os resultados estão sendo publicados hoje em uma edição especial do “The Astrophysical Journal Letters”.

“Essas observações sem precedentes melhoraram muito nossa compreensão do que acontece no centro de nossa galáxia e oferecem novos insights sobre como esses buracos negros gigantes interagem com seus arredores”, disse o cientista do projeto EHT Geoffrey Bower, do Instituto de Astronomia e Astrofísica. Academia Sinica, Taipei.


Fonte: Forbes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A teoria atômica de Dalton