O que aconteceria se caíssemos dentro de um buraco negro?


 Os buracos negros são objetos astrofísicos, que têm um campo gravitacional tão forte que nada consegue escapar dele nem mesmo a luz.

 Digamos que um astronauta caia acidentalmente no buraco negro, para esse astronauta, a vida se tornaria um filme de terror, porque parece que as leis da física não se aplicam aos buracos negros. Em buracos negros supermassivos, esse astronauta poderia orbitar o buraco negro, caso se movimentasse rápido o suficiente para equilibrar a atração gravitacional, antes de ter uma morte trágica. Já nos buracos negros estelares, você não conseguiria orbitar ele, porque a força gravitacional do buraco negro, muda muito rápido, então você não teria tempo o suficiente para chegar perto do buraco negro.

 A atração gravitacional em seus pés seria milhões de vezes mais forte do que na sua cabeça. Isso faria o astronauta ser esticado, um fenômeno chamado "espaguetificação", ou seja, ele seria rasgado a um nível atômico.

 Digamos que o astronauta continue vivo, a medida que se aproximaria do buraco negro ele não veria o tempo passar, ou seja, o tempo para ele iria congelar, graças a dilatação temporal prevista na teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, causada pelo buraco negro, esse efeito se tornaria mais intenso a medida que o astronauta se aproximasse do buraco negro. Isso acontece porque quanto mais rápido um corpo se move, mais lento o tempo passa para ele.

 Ao orbitar um buraco negro o corpo chega a velocidades que se aproximam da velocidade da luz, a única forma desse astronauta perceber a dilatação temporal seria de forma indireta. Após isso ele iria para o centro do buraco negro, ou seja, a Singularidade.

Então se algum dia você estiver passeando pelo espaço, não caía em um buraco negro. 

Escrito por Weiston

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A teoria atômica de Dalton