Zumbis podem existir?


 Zumbis, ícones da cultura pop, os principais vilões dos filmes de terror, mas será que eles realmente podem existir?

 Sim, mas não igual os filmes. Aqui no planeta Terra temos exemplos de zumbis, a vespa-esmeralda é um parasito e predador ao mesmo tempo, para essa vespa se reproduzir ela leva uma barata até uma câmara e depois depositar um ovo na presa. Ela da (duas) picadas, a primeira afeta o sistema nervoso da barata paralisando suas patas dianteiras. A segunda picada, o veneno é injetado direto no cérebro da barata. Esse veneno tira a capacidade da barata de voar, andar e nadar por vontade própria. Assim a barata se torna um zumbi da vespa-esmeralda, a vespa conduz a barata ate a sua toca, para colocar os ovos na vítima, depois fecha a entrada do esconderijo. Durante semanas, a barata vai ser devorada viva, por uma larva que irá se transformar em uma vespa adulta, felizmente essa vespa só ataca humanos.

 Outro exemplo são os zumbis do jogo The Last of Us, sendo baseado em um fungo que realmente existe, chamado Cordyceps. Só em 2018, foram descobertas mais de 15 especies de fungos zumbificantes.

 Agora voltando para os humanos, os zumbis são fisicamente impossíveis. Nos só conseguimos nos mover causa de nossos músculos, ossos e tendões, sem eles é impossível se movimentar. Então já que os zumbis são mortos vivos, ou seja, eles estão mortos, os seus músculos e tendões irão apodrecer, os tornando incapazes de se movimentar. Aliás, eles nem mesmo teriam capacidade de se alimentar de um ser vivo, pois como dito anteriormente, quando se está morto os seus órgãos apodrecem, ou seja, para digerir o alimento você precisa ter um metabolismo, mas os mortos não têm metabolismo. Os olhos são uma das primeiras partes do corpo que apodrecem quando morre, igual aos ouvidos, sendo assim a única forma de os zumbis detectarem as suas vítimas seria pelo olfato, mas não tem como sentir qualquer cheiro quando você está apodrecendo.

 Os zumbis sempre são retratados como criaturas que não tem nenhum predador. Mas criaturas que comem carniça, como hienas, ratos, abutres e urubus, fariam um belo banquete em um apocalipse zumbi. Há também os micróbios, os humanos só consegue, se defender de vírus e bactérias graças ao nosso sistema imunológico. Como estão mortos, eles não contam com o sistema imunológico, nem com vacinas e medicamentos.

 Por isso, caso aconteça um apocalipse zumbi, vá para um lugar alto, que tenha muitos abutres.

Escrito por Weiston

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A teoria atômica de Dalton