O perigo do plástico


 O perigo do plástico para o meio ambiente
 Os plásticos afetam o nosso planeta de várias maneiras. Um dos principais problemas é o de geralmente serem queimados ao ar livre, o que leva à poluição do ar. Além disso, quando os animais ou os seres humanos inalam o ar contaminado, isso pode afetar o seu bem-estar geral e causar distúrbios respiratórios. Na terra, uma das consequências mais sérias do uso dos plásticos é a de estes filtrarem químicas perigosas, formando áreas de reprodução para doenças e contaminando a terra, reduzindo, assim, as áreas produtivas. A maioria dos plásticos também acaba em aterros e, como demoram anos a decompor-se, acumulam-se, resultando em riscos para a saúde das pessoas, animais e plantas.
 
 O perigo do plástico para os humanos
 Os plásticos são compostos de uma variedade de produtos químicos tóxicos. Como tal, o seu uso e exposição está associado a uma série de problemas de saúde humana. Os produtos químicos lixiviados de plásticos contêm compostos como éter difenílico polibromado (PBDE), bisfenol A (BPA) e ftalatos. Vários estudos indicam que essas substâncias são cancerígenas, podem afetar o sistema reprodutivo das mulheres e levar a problemas cardíacos.
 
 O perigo do plástico para os animais
 Um dos problemas mais graves causados pelo plástico no mundo animal é o de os animais confundirem resíduos de plástico com comida e, na maioria dos casos, as consequências são fatais. Grandes quantidades de plásticos foram encontradas nos estômagos de muitos animais mortos. Outro problema é o de os animais marinhos ficam presos no lixo plástico e acabarem por morrer à fome.
 
Escrito por Samuel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A teoria atômica de Dalton